A interação Estado e Sociedade no contexto das políticas culturais de Belo Horizonte: uma análise dos movimentos Hip Hop e Levante Popular da Juventude
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Autor(es)
Rafaela Pinheiro Melo Goulart (Goulart, Rafaela Pinheiro Melo) / rafaelapmg@gmail.com
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Área de conhecimento
SOCIOLOGIA
CIDADES: CULTURA, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Orientador(es)
Lea Guimarães Souki
Banca Examinadora
Carlos Alberto de Vasconcelos Rocha ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )
Junia Maria Ferrari de Lima ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS )
20/02/2020
A interação Estado e Sociedade no contexto das políticas culturais de Belo Horizonte: uma análise dos movimentos Hip Hop e Levante Popular da Juventude
Palavras-chave em Português
Movimentos Sociais. Participação Política. Interação Socioinstitucional. Política Cultural de Belo Horizonte.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as relações estabelecidas entre os atores dos movimentos socioculturais e os gestores públicos municipais em Belo Horizonte. Os movimentos sociais escolhidos foram o Levante Popular da Juventude e o Hip Hop, ambos com uma atuação sociocultural significativa no município. Para isso, foi adotada uma metodologia qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas que permitem o esclarecimento e detalhamento das respostas dadas, bem como o registro de informação qualitativa sobre o tópico em questão, (MAY, 2004). Foram entrevistadas as lideranças culturais da Secretaria Municipal de Cultura, alguns legisladores municipais, além dos ativistas dos movimentos sociais analisados. Os resultados confirmam a perspectiva defendida por alguns estudiosos da área (CARLOS, TATAGIBA, 2014), que percebem as práticas de interação entre os atores estatais e não estatais como dinâmicas permeadas por múltiplos aspectos que envolvem, ao mesmo tempo, cooperação e conflito. Em geral, a pesquisa demonstrou que as dinâmicas interacionais estabelecidas com o governo municipal diferenciam-se de acordo com o movimento social. No caso do Levante Popular da Juventude, a prática predominante ocorre através da política de proximidade, ou seja, a relação é baseada na parceria com determinados agentes públicos de forma pontual. Já para o movimento Hip-Hop, a rotina de interação é fundamentalmente estabelecida pela participação institucionalizada, com um diálogo e apoio consistente entre os atotes, o que se relaciona com o propósito de luta do movimento social (ABERS, SERAFIM E TATAGIBA, 2014).
THE INTERACTION STATE AND SOCIETY IN THE CONTEXT OF POLICIES BELO HORIZONTE CULTURALS: an analysis of hip hop movements and popular uprising of youth. Enviar feedback Histórico Salvas Comunidade
Palavras-chave em Inglês
Social Movements. Political participation. Socioinstitutional Interaction. Cultural Policy of Belo Horizonte.
This research aims to understand the relationships established between the actors of socio-cultural movements and municipal public managers in Belo Horizonte. The social movements chosen were the Popular Youth Rising and Hip Hop, both with significant socio-cultural performance in the municipality. For this, a qualitative methodology was adopted, with the application of semi-structured interviews that allows the clarification and detailing of the answers given, as well as the recording of qualitative information on the topic in question. (May, 2004). The cultural leaders of the Municipal Secretariat of Culture, the municipal legislators, as well as the activists of the social movements analyzed were interviewed. The results found by the research confirm the perspective defended by the authors of the field (CARLOS, TATAGIBA, 2014), who perceive the interaction practices between state and non-state actors as dynamic permeated by multiple aspects that involve, at the same time, cooperation and conflict. . In general, research has shown that the interactional dynamics established with the municipal government differ according to each social movement. In the case of the Popular Youth Uprising the prevailing practice occurs through proximity policy and street protests. For the hip-hop movement, the interaction routine is fundamentally established by institutionalized participation (ABERS, SERAFIM AND TATAGIBA, 2014).
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