ASPECTO: categoria verbal relevante nos livros didáticos

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Autor(es)

Flávia Guerra Rocha Campos (Campos, Flávia Guerra Rocha) / flaviaguerra.libras@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Letras

Área de conhecimento

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA

Orientador(es)

Arabie Bezri Hermont

Banca Examinadora

Ev Angela Batista Rodrigues de Barros ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Eloisa Nascimento Silva Pilati ( UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA )

03/09/2019


ASPECTO: categoria verbal relevante nos livros didáticos

Palavras-chave em Português

Análise linguística.

Aspecto verbal.

Livro didático.

Português.

Este trabalho visa verificar como o ensino do aspecto verbal é proposto nos livros didáticos de Língua Portuguesa. A fim de cumprir tal objetivo, foi empreendido um estudo que se valeu de um expediente metodológico qualitativo, desenvolvido a partir de uma pesquisa documental. Analisaram-se, nesta pesquisa, obras de Português do Ensino Médio, selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 – avaliação mais recente e valorizada pelo ambiente educacional. Durante o percurso metodológico, foram considerados pressupostos teóricos sobre a categoria verbal aspecto, incluindo os de autores brasileiros, que se dedicam ao estudo do aspecto na língua materna. Além disso, princípios que norteiam o ensino de Língua Portuguesa foram destacados, com base nos documentos oficiais parametrizadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também se fez pertinente discutir a relevância do livro didático na educação e sua relação com o docente, por ser uma das ferramentas de ensino-aprendizagem cotidianas de que se vale o professor e, por isso, é o objeto de pesquisa primordial deste trabalho. Por fim, o aspecto verbal foi examinado, nas obras, à luz da análise linguística, o que evidenciou a importância de se compreender as categorias verbais como fenômenos essenciais na construção de sentido dos textos. A partir disso, pôde-se observar que a categoria aspecto verbal já vem sendo trabalhada pela maioria dos livros, mas que é necessário torná-la explícita para o educador e o aluno, vinculando-a ao estudo dos gêneros textuais.


ASPECT: Relevant verbal category in textbooks

Palavras-chave em Inglês

Linguistic analysis.

Portuguese language.

Textbook.

Verbal aspect.

This dissertation aims to verify how the teaching of the verbal aspect is proposed in the Portuguese Language textbooks. In order to fulfill this objective, a study was carried out using a qualitative methodological approach, developed from a documentary research. It was analyzed in this research works of Portuguese High School, selected by the National Textbook Program (PNLD) 2018 - most recent evaluation and valued by the educational environment. During the methodological course, theoretical assumptions about the verbal aspect category were considered, including those of Brazilian authors, who are dedicated to the study of the aspect in the mother tongue. In addition, principles that guide the teaching of Portuguese Language were highlighted, based on official parameterizing documents, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). It was also pertinent to discuss the relevance of the textbook in education and its relationship with the teacher, since the book is one of the daily teaching-learning tools that the teacher uses and, therefore, is the primary object of this research. Finally, the verbal aspect was examined in the works in the light of linguistic analysis, which evidenced the importance of understanding verbal categories as essential phenomenal in the construction of meaning in texts. From this, it was observed that the verbal aspect category has already been worked on by most books, but it is necessary to make it explicit for the educator and the student, linking it to the study of textual genres.


Texto Completo

Aguarde...

Aguarde...