INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS SOCIAIS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE: uma análise de uma prática pedagógica de ensino de negócios de impacto

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Autor(es)

Ramon Jung Pereira (Pereira, Ramon Jung) / ramonjung@hotmail.com

Programa de Pós-graduação em Administração

Área de conhecimento

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

Orientador(es)

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio

Banca Examinadora

Marcelo de Rezende Pinto ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Marlei Pozzebon ( FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS )

Sonia Tello-Rozas ( UNIVERSITÉ DU QUÉBEC À MONTRÉAL )

24/03/2021


INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS SOCIAIS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE: uma análise de uma prática pedagógica de ensino de negócios de impacto

Palavras-chave em Português

Ecologia de Saberes

Ensino de Administração

Inovação Social

Negócios de Impacto

Tecnologia Social

No ano de 2019, após o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, nasce o “Concurso de Empresas Sociais”: uma disciplina e projeto extensionista que fomenta a criação de negócios de impacto entre graduandos da PUC Minas, propondo ideias e projetos capazes de gerar valor social e ambiental e se contrapor a Minério-Dependência em Brumadinho após o crime da Vale. Pela interação universidade-sociedade, sua pedagogia estimula a criação de negócios que abarquem inovações e tecnologias sociais desenvolvidas “com” e não “para” a comunidade. Essa foi a prática analisada nesta pesquisa. Seu objetivo foi analisar as inovações e tecnologias sociais desenvolvidas na relação entre a PUC Minas e a comunidade de Brumadinho. Para isso, o referencial teórico foi composto por três pilares: uma discussão sobre epistemologias, conhecimento, as relações históricas de saber-poder e suas consequências na leitura de mundo; inovações sociais; e tecnologias sociais. O método foi a pesquisa participante. Buscou-se uma ruptura da relação “sujeito-objeto” para a relação “sujeito-sujeito”: uma postura mais ativa e comprometida com o campo. A coleta de dados se deu por observações participantes, entrevistas individuais e surveys. A coleta e a análise dos dados tiveram como base princípios da grounded theory. A análise dos dados teve apoio do software Iramuteq para desenvolvimento de classificações hierárquicas, categorizações, análises de similitude e nuvens de palavras. Como resultado, foi possível acompanhar o surgimento de propostas de negócios de impacto, inovações e tecnologias sociais direcionadas para doze áreas de atuação e para um público-alvo plural em Brumadinho. Contudo, elementos das esferas sociais e educacionais incidiram sobre essa relação. Muitos deles impediram o rompimento de hierarquias tradicionais da produção de conhecimento. Nos cursos de administração, principalmente, ficou evidente como o conservadorismo, especialização, mecanicismo, a mercadorização e outras características acabam condicionando o aprendizado, os quereres, os viveres, vida e carreira. Nesse contexto, não há interesse na problematização, mas na reprodução. Inevitavelmente, isso impactou na ecologia de saberes proposta pelo projeto e na pertinência que a comunidade atribui a ele.


SOCIAL INNOVATIONS AND TECNOLOGIAS SOCIAIS IN THE UNIVERSITY-SOCIETY RELATIONSHIP: an analysis of a pedagogical practice of social enterprises teaching

Palavras-chave em Inglês

Ecology of Knowledge

Management Education

Social Enterprise

Social Innovation

Tecnologia Social

In January 2019, the tailings dam of the global Brazilian mining company Vale collapsed. This corporate crime killed approximately three hundred people and created major environmental damage in the city of Brumadinho, Minas Gerais state, Brazil. In response to this, management faculty at PUC Minas university designed the Social Enterprise Challenge. It is a project connected to undergraduate courses that aim to foster the creation of social enterprises capable of generating social and environmental value and to decrease the community’s dependency on mining activities in the region. Through university-society interaction, its pedagogy encourages the creation of social enterprises those embrace social innovations or tecnologias sociais developed with the community. This research is about this practice. Its objective was to analyze innovations and tecnologias sociais developed in the relationship between PUC Minas and Brumadinho community. The theoretical framework was supported to three pillars: a discussion about epistemologies, knowledge, the historical relations of knowledge-power and its consequences on understanding the world; social innovations; and tecnologias sociais. The method was participatory research. A rupture from the “subject-object” to the “subject-subject” relationship was sought: an active and committed posture with the field. Data collection was done through participatory observations, interviews and surveys. Data collection and analysis were based on grounded theory. Data analysis was supported by Iramuteq software to develop hierarchical classifications, categorizations, similarity analyzes and word clouds. As results, it was possible to analyze emerging social enterprise proposals, innovations and tecnologias sociais to twelve areas of activity and to a plural target audience in Brumadinho. However, elements of the social and educational spheres affected this relationship. Many of them hindered the disruption of traditional knowledge production hierarchies. Mainly in the administration courses, it was evident how conservatism, specialization, the university commodification and other characteristics can bias learning, wishes, reality, life and career. Here, there is no interest in problematization, but in reproduction. Inevitably, it impacted the ecology of knowledge proposed by the project and the relevance that the community attributes to it.


Texto Completo

Aguarde...

Aguarde...