VIDA E LIDA DE ADOLESCENTES COM TRAJETÓRIA INFRACIONAL: biografias necessárias, percursos possíveis
Tese de Doutorado Acadêmico
Autor(es)
Cynthia Maria Santos Águido (Águido, Cynthia Maria Santos) / cynthia.aguido@gmail.com
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Área de conhecimento
SOCIOLOGIA
CIDADES: CULTURA, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Orientador(es)
Rita de Cassia Fazzi
Banca Examinadora
Luis Flavio Sapori ( Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais )
Alessandra Sampaio Chacham ( Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais )
Luís Felipe Zilli do Nascimento ( Fundação João Pinheiro )
Bráulio Figueiredo Alves da Silva ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS )
Hermílio Pereira dos Santos Filho ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL )
29/08/2019
VIDA E LIDA DE ADOLESCENTES COM TRAJETÓRIA INFRACIONAL: biografias necessárias, percursos possíveis
Palavras-chave em Português
Adolescente autor de ato infracional
Criminalidade
Curso de vida
Relatos biográficos
Trajetória infracional
Esta tese tem por objetivo apresentar um estudo sobre o curso de vida e as trajetórias infracionais de adolescentes que, em algum momento de suas histórias, praticaram um ato infracional, foram julgados pelo Sistema de Justiça Juvenil e se encontram em cumprimento de uma medida socioeducativa. A partir da abordagem do curso de vida e de relatos biográficos, buscou-se compreender as sequências do ingresso e permanência de adolescentes em suas trajetórias infracionais, identificando os processos de envolvimento com a criminalidade e os sentidos atribuídos por eles às suas experiências e relações sociais. Nesse contexto, procurou- se reconstituir o curso de vida dos narradores abordando sua infância, as relações intrafamiliares, trajetória escolar, interações com amigos e vizinhança, adesão ao “mundo do crime”, relações com parceiros, desafetos, policiais, entre outros. Partindo-se do pressuposto de que esses garotos e garotas são sujeitos de ação que estão construindo suas identidades, foram analisadas os relatos biográficos de 18 adolescentes, de ambos os sexos, que se encontravam em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade em Belo Horizonte, entre os anos de 2017 e 2018. Apesar das singularidade de cada trajetória e da forma única como os indivíduos constroem sua identidade ao longo de suas vivências e interações sociais, foi possível identificar semelhanças nas biografias narradas pelos adolescentes sujeitos da pesquisa.
Life and read of adolescents with criminal trajectory
Palavras-chave em Inglês
Adolescent in conflict with the law
Biographical stories
Criminal trajectory
Juvenile Delinquency
Life course approach
The aim of this dissertation is to present a study on the life course and the criminal trajectories of adolescents who, at some point in their stories, committed a crime, were judged by the juvenile justice system and are fulfilling socio-educational measure. From the life course approach and biographical stories, it was sought to understand the sequences of entry and permanence of adolescents in their criminal trajectories, identifying the processes of involvement with crime and the meanings attributed by them to their experiences and social relationships. In this context, this study searched to reconstruct the life course of narrators addressing their childhood, intra-family relationships, school trajectory, interactions with friends and neighbors, adherence to the "world of crime", relationships with partners, adversaries, police officers, among others. Based on the assumption that these boys and girls are entitled on their processes of building their identities, it was analyzed the biographical stories of 18 adolescents, of both sexes, who were in fulfillment of socio-educational measure, deprived of their liberty placed in a juvenile detention facility of semi liberty in the city of Belo Horizonte (Brazil), between the years 2017 and 2018. Despite the uniqueness of each trajectory and the unique way in which individuals construct their identity throughout their experiences and social interactions, it was possible to identify similarities in the biographies narrated by the adolescents involved in the research.
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