Xia Xia Liberdade: uma abordagem sócio-histórica dos processos de subjetivação de meninas em cumprimento de medida socioeducativa de internação em Belo Horizonte (MG)

Tese de Doutorado Acadêmico

Autor(es)

Michele de Castro Caldeira (Caldeira, Michele de Castro) / michelecastrocaldeira@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Psicologia

Área de conhecimento

PSICOLOGIA

PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO

Orientador(es)

Maria Ignez Costa Moreira

Banca Examinadora

Jacqueline de Oliveira Moreira ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Marcos Vieira Silva ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI )

Hebe Signorini Gonçalves ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO )

Eliane Regina Pereira ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA )

14/08/2020


Xia Xia Liberdade: uma abordagem sócio-histórica dos processos de subjetivação de meninas em cumprimento de medida socioeducativa de internação em Belo Horizonte (MG)

Palavras-chave em Português

medida socioeducativa; privação de liberdade; menina; adolescente; gênero; psicologia sócio-histórica.

O presente estudo é resultado de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo geral foi compreender como a medida socioeducativa de privação de liberdade repercute nos processos de subjetivação de meninas institucionalizadas no Centro de Reeducação Social São Jerônimo, único centro de atendimento socioeducativo feminino no Estado de Minas Gerais, localizado na cidade de Belo Horizonte (MG). Por meio dos princípios da perspectiva sócio-histórica, elaborada por Lev. S. Vigotski em colaboração com Luria e Leontiev, buscamos analisar os sentidos e os significados do cometimento do ato infracional para as meninas internadas, considerando o contexto e as histórias de vida de cada uma. De acordo com as bases teóricas e os objetivos da pesquisa, trabalhamos com a pesquisa-intervenção, assim optamos pela utilização de diferentes técnicas de produção de informações a saber: análise documental, observação e registro em diário de campo, realização de oficinas de grupos com as meninas e, por fim, propomos a escrita de um diário com suas narrativas pessoais. Ao todo participaram 17 meninas nessa pesquisa. A análise de todo o percurso de produção de sentidos e significados ao longo das oficinas grupais e na própria escrita dos diários nos levou a perceber o quão marcante é essa vivência do contexto da privação de liberdade para essas meninas, principalmente por se tratar de sujeitos em desenvolvimento (Perejivanie). Sendo assim, três categorias emergiram do processo de análise, (1) Eu e os outros, (2) Eu e a Socioeducação e (3) Eu e o Futuro, e percebemos o quanto essas categorias se codeterminam nos processos de subjetivação das meninas institucionalizas na unidade socioeducativa. A análise desses sentidos e significados apontam para a prevalência de discursos e práticas individualizantes, tanto em termos da criminalização quanto das possibilidades de sucesso futuro.


Xia Xia Liberdade: a socio-historical approach to the processes of subjectification of girls incompliance with socio-educational measure of deprivation of liberty in Belo Horizonte (MG)

Palavras-chave em Inglês

socio-educational measure; deprivation of liberty; girl; teenager; genre; socio-historical psychology.

The present study is the result of a doctorate research, which the general objective was to understand how the socio-educational measure of deprivation of liberty affects the subjectivation processes of institutionalized girls at the São Jerônimo Social Re-education Center, which is the only female socio-educational center in the State of Minas Gerais, located in the city of Belo Horizonte.Through the principles of the socio-historical perspective, developed by Lev. S. Vigotski in collaboration with Luria and Leontiev, we seek to analyze the senses and meanings of the commission of the infraction for the hosted girls, considering the context and life stories of each one. According to the theoretical bases and objectives of the research, we work with research-intervention, for that, we opted for the use of different techniques of producing information, namely: document analysis, observation and recording in field diaries, conducting workshops in groups and finally, it was proposed for the girls to write a text for a diary with their personal narratives. Altogether, 17 girls participated in this research. The analysis of the entire route of production of senses and meanings throughout the group workshops and the diaries' written, led us to realize, how remarkable this experience of the context of deprivation of liberty is for these girls, mainly because they are subjects in development (Perejivanie). Thus, 3 categories emerged from the analysis process, (1) Myself and the others, (2) Myself and Socioeducation and (3) Myself and the Future. We realize how much these categories are co-determined in the subjectification processes of institutionalized girls in the socio-educational unit. The analysis of these senses and meanings points to the prevalence of individualizing discourses and practices, both in terms of criminalization and the possibilities of future success.


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