A DISTÂNCIA ENTRE O TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL NO PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA EM UMA SECRETARIA ACADÊMICA DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE BELO HORIZONTE

Tese de Doutorado Acadêmico

Autor(es)

Jaqueline Araujo da Silva (Silva, Jaqueline Araujo da) / jaquelinearaujorh@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Administração

Área de conhecimento

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

Orientador(es)

Carolina Maria Mota Santos

Banca Examinadora

José Newton Garcia de Araújo ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Mônica de Fátima Bianco ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO )

Wanderson Ferreira Alves ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS )

Deise de Souza Dias ( UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS )

06/02/2020


A DISTÂNCIA ENTRE O TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL NO PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA EM UMA SECRETARIA ACADÊMICA DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE BELO HORIZONTE

Palavras-chave em Português

Dispositivo Dinâmico de Três Polos

Ergologia

Grupo de Encontro do Trabalho

Trabalho Prescrito

Trabalho Real

Este estudo tem como tema o trabalho em uma secretaria acadêmica de uma universidade privada de Belo Horizonte-MG e a gestão feita pelos trabalhadores diante das lacunas existentes entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Com base no tema, elegeu-se como problemática de pesquisa: como os trabalhadores de uma secretaria acadêmica de uma universidade privada de Belo Horizonte-MG respondem às lacunas presentes entre o trabalho prescrito e o trabalho real? Os objetivos específicos de pesquisa foram: identificar as lacunas existentes entre o trabalho prescrito e o trabalho real; verificar de que forma os trabalhadores da secretaria acadêmica convocam seus saberes investidos para proceder às renormatizações; identificar os debates de normas vivenciados pelos trabalhadores da secretaria acadêmica; evidenciar as dramáticas de uso de si por si mesmo e uso de si pelos outros vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa;constituir respostas para o problema relacionado às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da secretaria acadêmica na realização do processamento de matrícula. A pesquisa foi desenvolvida com base na utilização do método qualitativo, tendo objetivo descritivo. Na primeira etapa da produção e coleta de dados, foi realizado levantamento bibliográfico, pesquisa documental e conversas informais com os trabalhadores. Na segunda e última etapa de coleta de dados foram realizados seis Grupo de Encontros do Trabalho (GET’s), os quais possibilitaram a materialização do Dispositivo Dinâmico de Três Polos- DD3P. Os dados de pesquisa foram analisados a partir das contribuições da Ergologia. Os resultados evidenciaram que existem lacunas entre o trabalho prescrito e o trabalho real de processamento de matrícula. A partir da evidenciação dessas lacunas, os participantes dos GET’s, diante do enfretamento de debates de normas e dramáticas do uso de si, escolheram mobilizar seus saberes investidos, fazendo uso de si por si mesmos a partir da realização de renormatizações e, portanto, da construção de soluções e novas formas de realização de sua tarefa. Os resultados obtidos nesta investigação possuem relevância não só para o incremento de pesquisas na abordagem ergológica, mas, também, para a área dos Estudos Críticos em Administração. Tanto a Ergologia quanto os Estudos Críticos em Administração questionam as formas exacerbadas de controle, poder e dominação que predominam nos ambientes organizacionais e ceifam o trabalhador de uma postura mais crítica, emancipatória, criadora e transformadora de sua realidade laboral.


THE DISTANCE BETWEEN PRESCRIBED WORK AND REAL WORK IN THE PROCESSING OF REGISTRATION IN An ACADEMIC SECRETARIAT OF PRIVATE HIGHER EDUCATION INSTITUTION OF BELO HORIZONTE

Palavras-chave em Inglês

Assigned Work

Effective Work

Invested Knowledge

Three Poles Dynamic Device - DD3P

Work Group Meeting

This research deals with the work of the academic secretaries of a private university from Belo Horizonte (MG), as well as their management practices in relation to the gaps between the assigned work and the effective work. The research question is: how do the academic secretaries of a private university from Belo Horizonte (MG) respond to the gaps between the assigned work and the effective work? The specific objectives are: identify the gaps between the assigned work and the effective work; identify how the academic secretaries use the invested knowledge to renormatizations; identify the debates on the norms experienced by the academic secretaries; show the dramatics of the use of the self for herself and the self for the others experienced by the subjects; and, find solutions for the enrollment processing problems faced by the academic secretaries. This is a descriptive, qualitative research carried out in two phases. In the first phase, the literature was reviewed, secondary data were collected and informal interviews were carried out. In the second phase, six work group meetings took place, enabling the Three Poles Dynamic Device - DD3P. Data were analyzed in light of Ergology. The results point to the gaps between the assigned work and the effective work in the enrollment processing tasks. Based on these gaps, the participants of the work group, facing the debates of norms and dramatics of the use of the self, chose to mobilize their invested knowledge, making use of the self for herself. The point of departure was the renormatizations and, therefore, the findings of solutions, as well as new ways to perform the tasks. The results are relevant to the Ergology studies, as well as to the critical studies in management. Both criticize the exacerbated forms of control, power and domination that are common in workplaces. These forms go against critical, emancipatory, creative and transformative behaviors of workers.


Texto Completo

Aguarde...

Aguarde...