CRÍTICA ACADÊMICA DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: um estudo de teses produzidas no período de 2013 a 2017, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Tese de Doutorado Acadêmico

Autor(es)

Eni Alves Rodrigues (Rodrigues, Eni Alves) / enialro@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Letras

Área de conhecimento

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Orientador(es)

Maria Nazareth Soares Fonseca

Banca Examinadora

Terezinha Taborda Moreira ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

José de Sousa Miguel Lopes ( UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS )

Aracy Alves Martins ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS )

Wellington Marçal de Carvalho ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS )

20/02/2020


CRÍTICA ACADÊMICA DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: um estudo de teses produzidas no período de 2013 a 2017, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Palavras-chave em Português

Literaturas africanas de língua portuguesa

Normalização bibliográfica

Teoria literária.

Teses de literatura

Nesta tese apresentamos o resultado da investigação sobre as práticas de leitura acadêmica expostas em teses produzidas, no Brasil, sobre as literaturas africanas de língua portuguesa, defendidas nos anos de 2013 a 2017. Partindo de uma seleção de teses disponíveis no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, produzidas em programas de pós-graduação brasileiros, foram identificados os pressupostos críticos que orientam os estudos das literaturas africanas de língua portuguesa, com a intenção de avaliar o impacto de tais estudos na construção de pontos de vista sobre as concepções literárias abordadas nessas pesquisas. Pode ser visto também quais nações dos países africanos de língua oficial portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) têm suas obras literárias mais estudadas nessas teses, quais autores e autoras são mais contemplados, bem como, quais temas e teóricos são abordados nas teses do corpus averiguado. A normalização utilizada nas teses investigadas e a organização do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES foram pesquisados em alguns aspectos. Os modos de leituras verificados, as investigações e as discussões acadêmicas indicaram pressupostos e estratégias críticas da teoria literária em geral e de outros campos de conhecimento que dialogam com a literatura. Muitos pressupostos teóricos semelhantes estão presentes nas teses, como os definidos pelos estudos pós-coloniais e pelos estudos comparados. Os resultados da análise das teses investigadas mostraram necessidade de maior aplicação da padronização na elaboração dos resumos e das palavras-chave. Quanto aos sistemas literários o mais estudado foi o moçambicano, seguido pelo angolano e cabo-verdiano. Os autores que mais tiveram obras selecionadas para estudos foram Mia Couto, Pepetela e Paulina Chiziane. Os temas mais analisados foram identidade, memória e história e os teóricos mais conclamados foram Stuart Hall, Paul Ricouer e Walter Benjamin. O resultado mostrou, ainda, que as visões de literatura que mais emergiram das teses investigadas foram aquelas que ressaltam questões acerca do narrador, de tempo e espaço narrativos e da percepção da realidade, além da presença marcante do uso de estudos comparados.


ACADEMIC CRITICISM OF AFRICAN LITERATURES IN PORTUGUESE LANGUAGE IN BRAZIL: a theses study produced from 2013 to 2017, available in the CAPES thesis and dissertations catalog

Palavras-chave em Inglês

. Literary theory

African literature in Portuguese

Bibliographic standardization

Literature theses

This thesis reports the result of research on academic reading practices addressed in theses about African literatures in Portuguese, written in Brazil and defended between 2013 and 2017. Using a selection of theses available in the CAPES Catalog of Dissertations and Theses, produced in Brazilian postgraduate programs, this study identifies the critical assumptions that underpin research on African literatures in Portuguese, with the purpose of evaluating the impact of such studies on the construction of views on the literary conceptions that they have addressed. This study also reports other findings: the Portuguese-speaking African countries (Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau, Mozambique and Sao Tome and Principe) whose literary works are their most studied and the authors who are the most frequently addressed, as well as the most frequent themes and theorists in the corpora of these theses. The standardization used in the investigated theses and the organization of the CAPES Catalog of Dissertations and Theses were researched in some respects. The reading modes, the research studies and the academic discussions in the Brazilian theses on African literature in Portuguese, in the mentioned period, indicated critical assumptions and strategies of the literary theory in general and other fields of knowledge that interact with literature. Many similar theoretical assumptions are present in the theses, e.g., those defined by postcolonial studies and comparative studies. The results of the analysis of the theses showed that more standardization is needed when writing abstracts and keywords. The most frequently studied literary system was the Mozambican one, followed by the Angolan and the Cape Verdean systems. The authors whose works were selected for studies more frequently were Mia Couto, Pepetela and Paulina Chiziane. The themes that were analyzed most often were identity, memory and history, and the most acclaimed theorists were Stuart Hall, Paul Ricouer and Walter Benjamin. The result also showed that the views on literature that emerged most often from the target theses were those that address issues about the narrator, narrative time and space, and the perception of reality. Also, the use of comparative studies was remarkably frequent.


Texto Completo

Aguarde...

Aguarde...