Negrices em Flor, de Maria Tereza: uma reflexão sobre a escrita da mulher negra
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Autor(es)
Fabiana Oliveira de Jesus (Jesus, Fabiana Oliveira de) / mdp.fabiana@gmail.com
Programa de Pós-graduação em Letras
Área de conhecimento
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador(es)
Terezinha Taborda Moreira
Banca Examinadora
Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )
Cristiane Felipe Ribeiro de Araújo Côrtes ( CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS )
02/04/2020
Negrices em Flor, de Maria Tereza: uma reflexão sobre a escrita da mulher negra
Palavras-chave em Português
Escrita
Literatura afro-brasileira
Maria Tereza
Mulher Negra
Poesia
A presente dissertação procurou analisar a escrita da mulher negra tendo, como objeto de pesquisa, o livro Negrices em Flor, da poeta, compositora e atriz negra Maria Tereza, publicado pela Edições Toro em 2007. Para isso fez-se necessária uma pesquisa sobre a enunciação da escrita, procurando identificar e evidenciar de que lugar/es fala o eu lírico e como este/s lugar/es de enunciação pode/m determinar, positiva ou negativamente, o processo de formação identitária das mulheres negras, enquanto mulheres pertencentes ao sistema de valores e padrões culturais afro-brasileiros. Os resultados mostram que, ao usar sua escrita como uma representação coletiva, a poetisa explora sua escrevivência e performatiza sua escrita para ser, assim, um eu que representa vários eus. Com isso, consegue ser uma voz resistente que desloca o lugar de subalternidade imposto à mulher negra no Brasil.
NEGRICES EM FLOR, BY MARIA TEREZA: AN ANALYSIS OF THE BLACK WOMAN'S WRITING
Palavras-chave em Inglês
Afro-Brazilian literature
Black Woman
Maria Tereza
poetry
writing
The present dissertation aims to analyze a black woman's writing through the research object "Negrices em Flor", book written by the afro-descendant poet, songwriter and actress Maria Tereza, published by Toro Editions in 2007. Therefore, the research about the enunciation of the writing was conducted to seek the identification and highlighting of which place(s) the poetic persona speaks and how this place or these places of enunciation can determine, positively or negatively, the identity formation process of the black women, as women who belong to the AfroBrazilian moral value system and cultural standards. The results show that when using her writing as a collective representation, the poet Maria Tereza explores her escrevivência* and performs her writing to become, a self that represents several selves. Thus, it is possible to obtain a resistant voice that displaces the place of subordination imposed on black woman in Brazil. *original term, coined by Conceição Evaristo, that means something like "writing + life experience" of a afro-brazilian woman
Texto Completo