Jornal popular-massivo: as estratégias utilizadas pelo Super Notícia para conquistar seu leitor

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Autor(es)

Maria da Consolação Resende Guedes (Guedes, Maria da Consolação Resende) / consolacao@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Comunicação Social

Área de conhecimento

COMUNICAÇÃO

INTERAÇÕES MIDIÁTICAS

Orientador(es)

Maria Ângela Mattos

Banca Examinadora

Leonel Azevedo de Aguiar ( Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro )

Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires ( PUC Minas )

04/03/2010


Jornal popular-massivo: as estratégias utilizadas pelo Super Notícia para conquistar seu leitor

Palavras-chave em Português

Entretenimento

Infotenimento

Jornalismo popular-massivo

Matriz dramática

Sensacionalismo

O surgimento e o crescimento de jornais populares em todo o Brasil mostram uma face da segmentação característica da própria mídia impressa, que para se diferenciar dos concorrentes direciona-se a públicos específicos, mas também mostra uma lacuna existente no mercado que são os produtos midiáticos que dêem visibilidade aos modos de vida das classes consideradas populares. Dessa forma, o jornal popular-massivo denuncia a identificação de uma apropriação simbólica desse público com o consumo de informação. Esta dissertação realizou um estudo de caso acerca deste jornalismo, buscando descobrir quais as estratégias usadas pelo jornal Super Notícia para conquistar o seu leitor. O objeto empírico desta pesquisa vem sendo considerado por especialistas da comunicação um fenômeno de vendas no Brasil, ocupando o segundo lugar o primeiro é a Folha de São Paulo. O Super é apenas um exemplo de um jornalismo feito para as classes populares C e D. Para entender este universo, fez-se necessário perceber as diferenças entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular, que tem matrizes culturais diferentes. A origem do primeiro está na matriz racional-iluminista, enquanto o segundo, na dramática. Toda esta discussão se faz partir de uma contextualização da comunicação contemporânea que surgiu no contexto da Indústria Cultural, da Sociedade do Espetáculo e da Sociedade do Consumo. Neste contexto, também foram resgatados importantes termos, como o sensacionalismo e o entretenimento. Metodologicamente, a pesquisa abrangeu a análise de conteúdo de um corpus empírico de sete jornais, escolhidos a partir da semana constituída.


massive-popular journalism: the strategies used by the newspaper Super Notícia to capture the readers

Palavras-chave em Inglês

Dramatic matrix

Entertainment

Infotainment

Massive popular journalism

Sensational

The emergence and outgrowth of popular newspapers in Brazil show a face of a targeting feature of the media itself that is addressed to specific audiences, in order to distinguish itself from competitors, but also show an existing gap in the market that holds mediatic products that can give visibility to considered popular classes' lifestyle. Thus, a massive-popular newspaper denotes an identification of symbolic appropriation of this public with information consuming. This work conducted to a case study about massive-popular journalism, trying to discover whitch strategies are used by Super Notícia papers to capture the reader. The object of this empirical research has been considered a sales phenomenon in Brazil by communication specialists, holding a second place in sales - the first has been Folha de São Paulo. Super Notícia is just one example of journalism done for the working classes - C and D. In order to understand this universe one needs to understand the differences between journalism of reference and popular journalism and their distinctive cultural matrices. The first matrix origin rests on the rational-illuminist matrix, while the second, lies on the dramatic. This whole discussion starts from a contextualization of contemporary communications that arose in the Cultural Industry, the Society of the Spectacle and the Consumer Society backgrounds. Important terms were also rescued in this context, such as sensationalism and entertainment. Methodologically, the research covered the content analysis of seven newspapers' empiric corpus.


Texto Completo

Aguarde...

Aguarde...