DIGITALNOMIA: um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o ensino de química que possibilita o desenvolvimento da autonomia digital dos estudantes
Dissertação de Mestrado Profissional
Autor(es)
Emanuel de Oliveira Dias (Dias, Emanuel de Oliveira) / professoremanueldias@gmail.com
Programa de Pós-graduação em Ensino
Área de conhecimento
ENSINO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(es)
Andréa Carla Leite Chaves
Banca Examinadora
Adriana Gomes Dickman ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen ( CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES )
30/06/2020
DIGITALNOMIA: um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o ensino de química que possibilita o desenvolvimento da autonomia digital dos estudantes
Palavras-chave em Português
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Autonomia digital.
Efeito das inovações tecnológicas
Ensino de química.
Estudo e ensino
Gamificação.
Internet na educação
O mundo virtual faz parte do cotidiano das pessoas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com essa realidade, incorporou em todos os componentes curriculares e, em várias habilidades desses, a exploração e o uso das diferentes formas de Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Visando contribuir com essa demanda curricular, essa pesquisa buscou desenvolver, experimentar e avaliar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) versátil e inovador visando a aprendizagem ativa de química e a autonomia digital. O desenvolvimento do projeto ocorreu nos anos de 2017 a 2019 em escolas estaduais de Minas Gerais, com estudantes do ensino fundamental. O ambiente virtual se estruturou de uma forma gamificada, em que os estudantes, por meio de uma hierarquia ninja pudessem cumprir desafios, ganhar medalhas e avançar de níveis, explorando áreas do saber cada vez mais complexas e interligadas. O AVA disponibiliza recursos e estratégias que auxiliam os estudantes a serem capazes de filtrar conteúdos no mundo virtual, identificando informações implícitas e explícitas em vídeos, áudios e textos, relacionando, criando e compartilhando saberes de química e tecnologia para resolver problemas e exercer a criatividade por meio de desafios diversificados. O AVA foi denominado DIGITALNOMIA, pois prioriza a capacitação do aluno para desenvolver autonomia no mundo virtual para aprender e decidir sobre onde e como obter informações relevantes para construir conhecimento. Os resultados, obtidos a partir da análise da interação e da percepção do professor/autor e dos estudantes usuários, permitiram concluir que o AVA, além de contribuir para o letramento e para a autonomia digital, permitiu que os estudantes conduzissem sua aprendizagem em tempos e espaços variados. A ludicidade e a competição, que caracterizam a gamificação, foram incentivos importantes no trajeto do processo de aprendizagem. O principal entrave para o uso do AVA foi a limitação de acesso a equipamentos digitais e a internet pelos estudantes. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para que professores repenssem o modo de utilizar recursos e ambientes virtuais nos processos de ensino e de aprendizagem levando em consideração as potencialidades e as limitações aqui apontadas. Que esta pesquisa possa assinalar caminhos e incentivar a construção de propostas de AVA pautadas na autonomia do aluno.
DIGITALNOMY: a Virtual Learning Environment (VLE) for the chemistry teaching that enables the development of digital autonomy of students
Palavras-chave em Inglês
Chemistry teaching
Digital autonomy
Gamification
Virtual Learning Environment (VLE)
The virtual world is part of people's daily lives. The Common National Base (BNCC), in line with this reality, incorporated in all curricular components and, in various skills of these, the exploration and use of the different forms of Digital Information and Communication Technology (TDIC). This document formalizes the need to use strategies that adapt the use of media in the processes that involve teaching and learning. Aiming to contribute to this curricular demand, this research sought to develop, experiment and evaluate a versatile and innovative Virtual Learning Environment (VLE) aimed at active chemistry learning and digital autonomy. The development of the project took place in the years 2017 to 2019 in state schools in Minas Gerais, with elementary school students. The virtual environment was structured in a gamified way, in which students, through a ninja hierarchy could meet challenges, win medals and advance levels, exploring areas of knowledge increasingly complex and interconnected. AVA provides resources and strategies that help students to be able to filter content in the virtual world, identifying implicit and explicit information in videos, audios and texts, relating, creating and sharing knowledge of chemistry and technology to solve problems and exercise creativity through through diverse challenges. The AVA was called DIGITALNOMIA because it prioritizes the training of the student to develop autonomy in the virtual world to learn and decide on where and how to obtain relevant information to build knowledge. The results, obtained from the analysis of the interaction and the perception of the teacher / author and the student users, allowed us to conclude that the VLE, in addition to contributing to digital literacy and autonomy, allowed students to conduct their learning in times and varied spaces. Playfulness and competition, which characterize gamification, were important incentives in the course of the learning process. The main obstacle to the use of VLE was the limited access to digital equipment and the internet by students. It is hoped that the present study can contribute so that teachers can rethink how to use resources and virtual environments in the teaching and learning processes taking into account the potentialities and limitations pointed out here. Webelieve research can point out paths and encourage the construction of VLE proposals based on the student's autonomy.
Texto Completo