Processos de subjetivação de estudantes universitárias de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique: migrantes temporárias no município de Belo Horizonte em Minas Gerais
Tese de Doutorado Acadêmico
Autor(es)
Dinazilda Cunha de Oliveira (Oliveira, Dinazilda Cunha de)
Programa de Pós-graduação em Psicologia
Área de conhecimento
PSICOLOGIA
PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO
Orientador(es)
Maria Ignez Costa Moreira
Banca Examinadora
Isabel Maria Alçada Padez Cortesão Casimiro ( Universidade Eduardo Mondlane (UEM) Moçambique )
José de Sousa Miguel Lopes ( Universidade do Estado de Minas Gerais )
Maria da Consolação Gomes de Castro ( Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais )
Luciana Kind do Nascimento ( Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais )
29/03/2019
Processos de subjetivação de estudantes universitárias de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique: migrantes temporárias no município de Belo Horizonte em Minas Gerais
Palavras-chave em Português
África
Aspectos psicológicos
Belo Horizonte (MG)
Estudantes universitárias
Feminismo
Intersubjetividade
Migração
Psicologia social
Racismo
Subjetividade
Esta tese tem como objetivo investigar os processos de subjetivação das estudantes universitárias africanas a partir da compreensão da migração estudantil temporária e considerando a perspectiva interseccional na análise das interações entre diferentes opressões ligadas ao gênero, sexualidade e raça. Esta é uma pesquisa qualitativa inserida no campo da psicologia social e em suas bases teóricas abarca estudos sobre migrações, gênero, feminismos e outros temas que perpassam esse fluxo migratório. Na metodologia foram utilizadas entrevistas, diário de campo e um perfil migratório. A pesquisa apresenta discussões sobre as experiências que estudantes universitárias vindas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique vivem no contexto social e universitário em Belo Horizonte-MG. Foram pesquisados também os impactos do retorno ao país de origem a partir da experiência de estudantes moçambicanas que estiveram em Belo Horizonte-MG. A principal meta que impulsiona a migração das estudantes africanas participantes da pesquisa para instituições de ensino superior brasileiras é conquistar o grau universitário que irá comprovar a sua capacitação para atuar na área de formação profissional escolhida em seu país de origem. Além disso, a migração também é considerada uma oportunidade para construir outros aprendizados sócio-culturais, conhecer novos lugares e pessoas e acumular diferentes saberes que permanecerão em suas histórias de vida. Dentre os vários aprendizados conquistados as estudantes destacam a preponderância do respeito a todos os seres humanos como agentes de suas histórias, a desconsideração a quaisquer espécies de objetificação que as desqualifique e a capacidade que elas desenvolveram para lidar com os obstáculos que se apresentam por si mesmas. Além da importância de valorizar cada vez mais sua criatividade para que inventem e proponham soluções eficazes na resolução de inúmeros problemas. Os processos de subjetivação vividos pelas estudantes durante o percurso migratório em Belo Horizonte-MG é compreendido a partir da perspectiva interseccional entre o racismo, o sexismo, a dificuldade de adaptação na nova cultura, dificuldades de integração no contexto universitário e social e outros eixos de opressão. As estudantes enfatizaram que um dos principais motivos que as influenciou a escolher o Brasil como país de destino é a língua portuguesa. Ao chegar elas passam por um processo de desconstrução da idealização sobre o Brasil. As estudantes enfatizam nuances específicas que acomete as mulheres durante o percurso migratório como, por exemplo, o sexismo. Elas também apontam situações de racismo e outras violências. As estudantes indicam a necessidade do apoio institucional durante o processo migratório. O fenômeno migratório nos coloca frente ao desafio de compreender, problematizar e criar novas ações em prol de uma apropriação dos benefícios que o multiculturalismo traz ao possibilitar o exercício do respeito para com outras raças, etnias, costumes, tradições, religiões e demais vínculos sócio-culturais através do fomento à uma postura empática para com o outro.
Subjective processes of university students from Angola, Cape Verde, Guinea Bissau and Mozambique
Palavras-chave em Inglês
african migrations
feminisms
gender
students
subjectivation processes
This thesis aims to investigate the subjectivation processes of african university students from the understanding of temporary student migration and considering the intersectional perspective in the analysis of the interactions between different oppressions related to gender, sexuality and race. This is a qualitative research inserted in the field of social psychology and in its theoretical bases covers studies on migrations, gender, feminisms and other themes that permeate this migratory flow. The methodology used interviews, field diary and a migratory profile. The research presents discussions about the experiences that university students from Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau and Mozambique live in the social and university context in Belo Horizonte-MG. The impacts of the return to the country of origin were also investigated from the experience of Mozambican students who were in Belo Horizonte-MG. The main goal that drives the migration of the african students participating in the research to brazilian higher education institutions is to conquer the university degree that will prove their qualification to work in the area of vocational training chosen in their country of origin. In addition, migration is also considered an opportunity to build other socio-cultural learning, to know new places and people, and to accumulate different knowledge that will remain in their life histories. Among the various lessons learned, the students emphasize the preponderance of respect for all human beings as agents of their histories, disregard for any kind of objectification that disqualifies them and the capacity they have developed to deal with the obstacles that present themselves. In addition to the importance of increasingly enhancing their creativity so that they invent and propose effective solutions to solve numerous problems. The processes of subjectivation undergone by the students during the migratory journey in Belo Horizonte-MG are understood from the intersectional perspective between racism, sexism, the difficulty of adaptation in the new culture, difficulties of integration in the university and social context and other axes of oppression. The students emphasized that one of the main reasons that influenced them to choose Brazil as the destination country is the Portuguese language. When they arrive they go through a process of deconstruction of idealization about Brazil. Students emphasize specific nuances that affect women during the migratory journey, such as sexism. They also point to situations of racism and other violence. The students indicate the need for institutional support during the migration process. The migratory phenomenon puts us in the face of the challenge of understanding, problematizing and creating new actions in favor of an appropriation of the benefits that multiculturalism brings to the exercise of respect for other races, ethnicities, customs, traditions, religions and other socio- by fostering an empathic stance towards the other.
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