GESTOR, LÍDER OU DIRIGENTE? INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESTILO DE LIDERANÇA EM EXECUTIVOS

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Autor(es)

Cristiana Martins Lopes (Lopes, Cristiana Martins) / cristianamartinslopes@yahoo.com.br

Programa de Pós-graduação em Administração

Área de conhecimento

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

Orientador(es)

Roberto Patrus Mundim Pena

Banca Examinadora

Betania Tanure de Barros ( )

Simone Costa Nunes ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

12/12/2019


GESTOR, LÍDER OU DIRIGENTE? INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESTILO DE LIDERANÇA EM EXECUTIVOS

Palavras-chave em Português

Competências Pessoais

Competências Técnicas

Dirigente

Gestor

Líder

O ambiente organizacional vive um momento de muitas transformações, o que exige dos executivos a habilidade de implementar ações de racionalização e revitalização ao mesmo tempo. Isso significa que não é suficiente ter somente as competências racionais de um Gestor, voltadas para as dimensões hard de uma organização: processos, estrutura e estratégia. Elas são essenciais para garantir a operação de uma empresa, porém não sustentam um executivo em seus desafios. É preciso operar também as dimensões soft: liderança, cultura e pessoas, que demandam uma atuação voltada aos aspectos emocionais, característica de um Líder. É na articulação do hard e do soft que os executivos são exigidos a atuar, garantindo assim a otimização da estrutura, a melhoria de processos, a motivação e a mobilização das pessoas na direção de um propósito comum, levando ao alcance de resultados sustentáveis. Um bom desempenho nas dimensões racionais e emocionais de uma empresa, exercitando concomitantemente as competências técnicas e pessoais, é uma característica do Dirigente. A necessidade de se ter um instrumento capaz de avaliar a presença e a intensidade das competências do Gestor, do Líder e do Dirigente motivou a pesquisa, pois possibilita direcionar esforços na direção de desenvolver o gap de competências de um executivo. Na direção deste propósito foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes abordagens e teorias de liderança. Tal estudo permitiu a identificação de competências técnicas e pessoais, que fundamentaram a elaboração do questionário. Depois da realização de um pré-teste, realizou- se uma nova aplicação com 160 sujeitos. A análise estatística, univariada e multivariada, evidenciou a necessidade da exclusão de uma assertiva, o que permitiu comprovar a validação do instrumento, cumprindo o objetivo geral da pesquisa. O tratamento dos dados deu origem a um gráfico com três perfis de executivo (Gestor, Líder e Dirigente) com a indicação numérica da zona de transição entre um perfil e outro. A principal contribuição do estudo é oferecer um instrumento validado para análise do perfil de um executivo, com a devida chave de leitura dos resultados, que estabeleceu zonas de transição entre um perfil e outro.


MANAGER, LEADER OR DIRECTOR? INSTRUMENT FOR IDENTIFICATION OF LEADERSHIP STYLE IN EXECUTIVES

Palavras-chave em Inglês

director

leader

manager

personal competences

technical competences

The organizational environment is experiencing many transformations that require executives to have the ability to implement rationalization and revitalization actions at the same time. This means that it is not enough to have only the rational competencies of a Manager that focus on the hard domains of an organization, i.e., processes, structure, and strategy. Even though they are essential to the company’s operations, they don’t support the executives in their challenges. It’s also necessary to operate in the soft domains, i.e., leadership, culture, and people, which require a performance that focuses on emotional aspects and is characteristic of a Leader. The executives are required to balance the hard and soft domains to deliver structure optimization, improved processes, and people motivation and engagement towards a common purpose to achieve sustainable goals. A Director’s characteristic is having a good performance in the rational and emotional domains of a company, thus showing technical and personal competences at the same time. This research was driven by the need to have a tool to assess the presence and intensity of the competences of a Manager, Leader, and Director to allow devoting efforts to develop the competence gap in an executive. To do so, a bibliographic research was conducted on the different approaches and leadership theories. This study allowed the identification of the technical and personal competences that supported the development of the questionnaire. After a pre-test, the test was administered again to 160 individuals. The univariate and multivariate statistical analyses showed the need to remove a claim, which proved the instrument validity to achieve the overall goal of the research. The data management produced a graph with three different profiles of executives (Manager, Leader, and Director) and numbers to indicate the areas of transition between one profile and another. The main contribution of this study is to offer a validated instrument to analyze the profile of an executive with the relevant information to interpret the results that determined areas of transition between one profile and another.


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