Análise da participação de usuários idosos no desenvolvimento de jogos digitais: um estudo sobre design participativo
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Autor(es)
Guilherme Itabayana Braga da Fonseca (Fonseca, Guilherme Itabayana Braga da) / guilhermeitabayana@gmail.com
Programa de Pós-graduação em Informática
Área de conhecimento
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Orientador(es)
Lucila Ishitani
Banca Examinadora
Cristiane Neri Nobre ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )
Artur Henrique Kronbauer ( UNIVERSIDADE SALVADOR )
22/04/2020
Análise da participação de usuários idosos no desenvolvimento de jogos digitais: um estudo sobre design participativo
Palavras-chave em Português
Design Participativo
Idoso
Jogos eletrônicos
Jogos sérios
Pesquisa-Ação
Terceira idade
Com o envelhecimento da população, é cada vez mais importante desenvolver produtos e serviços computacionais adequados ao público idoso. Estudos mostram diversos benefícios que a utilização de jogos podem trazer para um envelhecimento saudável, em especial os jogos educacionais. Para que novos produtos atendam às demandas e respeitem as limitações dos idosos, estes precisam ser incluídos nos processos de desenvolvimento. Porém, em alguns casos, pode ser difícil reunir os idosos para a participação nesse desenvolvimento, sendo necessária a ida dos desenvolvedores até eles. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do processo de desenvolvimento de um jogo educacional para idosos utilizando técnicas de design participativo e a metodologia de pesquisa-ação com usuários dispersos geograficamente. Para atingir o objetivo, inicialmente foi realizado um estudo com idosos, utilizando Repertory grid, em busca de relações entre características de jogos e o aprendizado. Em uma segunda etapa, foi iniciado o desenvolvimento de um novo jogo educacional para idosos, utilizando a metodologia de pesquisa-ação e técnicas de design participativo para a inclusão desses usuários no desenvolvimento. A pesquisa-ação é uma metodologia de pesquisa participativa, que segue uma sequência de etapas cíclicas para desenvolver uma solução prática e gerar conhecimento com rigor científico. Foram realizados três ciclos de pesquisa-ação, nos quais foi possível analisar algumas formas de participação dos idosos e suas contribuições. Como resultado foram listadas as lições aprendidas com o design participativo. Também foram destacados os pontos positivos e negativos da utilização de design participativo com idosos, ainda que isoladamente. A partir disso foi possível propor estratégias para a participação dos idosos no desenvolvimento de jogos voltados para a terceira idade.
Analysis of the participation of elderly users in the development of digital games: a study on participatory design
Palavras-chave em Inglês
Action Research
Eldery
Participatory Design
Serious games
Video Games
With the aging of the population, it becomes important to develop computer products and services suitable for the elderly. Studies show several benefits that the use of games can offer for a healthy aging, especially the educational games. For new products to meet the demands and respect the limitations of the elderly, people in this target audience should be included in the development processes. However, in some cases, it can be difficult to bring the elderly together to participate in a development process, requiring the developers to go to them. The objective of this work is to present an analysis of the development process of an educational game for the elderly using participatory design technique and action research methodology with geographically dispersed users. To reach the objective, the first step was a study which was carried out with the elderly, using Repertory Grid technique, in order to find relationships between game characteristics and learning. Based on these studies the development of a new educational game for the elderly was started, using the action research methodology and participatory design techniques to include them in the development process. Action research is a participatory research methodology, which follows a sequence of cyclical steps to develop a practical solution and generate knowledge with scientific rigor. Three action research cycles were carried out, in which it was possible to analyze some forms of participation by the elderly and their contributions. As a result, the lessons learned from participatory design were listed. The positive and negative aspects of using participatory design with the elderly, even in isolation, were also highlighted. From this, it was possible to propose strategies for the participation of the elderly in the development of games for the elderly.
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