O FENÔMENO DA EVASÃO/ABANDONO DE ESTUDANTES: um estudo realizado em duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais

Tese de Doutorado Acadêmico

Autor(es)

Gustavo Barreto Cyrillo (Cyrillo, Gustavo Barreto) / gustavo.barreto.cy@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Educação

Área de conhecimento

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROFISSÃO DOCENTE

Orientador(es)

Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira

Banca Examinadora

Amauri Carlos Ferreira ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Inajara de Salles Viana Neves ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO )

Maria Giselle Marques Bahia ( UNIVERSIDADE FUMEC )

Solange Rodrigues ( INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS )

14/02/2020


O FENÔMENO DA EVASÃO/ABANDONO DE ESTUDANTES: um estudo realizado em duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais

Palavras-chave em Português

Abandono

Educação Profissional

Evasão

Esta Tese, centrada na Educação Profissional dentro da realidade educacional brasileira, possui, como objeto de estudo, o fenômeno da evasão/abandono de estudantes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os sujeitos desta Pesquisa se constituíram como os professores dos loci de investigação, que foram o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e o Instituto Federal Minas Gerais – campus Ouro Preto. No desenvolvimento desta Pesquisa, buscou-se: proceder à identificação e à análise das causas da evasão nas instituições pesquisadas; investigar se os professores dessas instituições vêm identificando, precocemente, a evasão dos alunos; e pesquisar se os docentes vêm acompanhando, pedagogicamente, os alunos, em situação de evasão. Inicialmente, foi feito um estudo tanto sobre o histórico da Educação Profissional brasileira quanto sobre o fenômeno da evasão/abandono de estudantes para se compreenderem os marcos teóricos relativos a essa temática. Em se tratando da metodologia utilizada, foi feita uma investigação qualitativa que dialoga com a pesquisa quantitativa, relativa aos dados estatísticos levantados pelo estudo inserido no Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Dessa forma, a pesquisa pode ser caracterizada como Quali-Quanti. Os instrumentos da investigação qualitativa foram a análise documental e a entrevista semiestruturada, sendo os resultados interpretados pela Análise de Conteúdo. Já, na pesquisa quantitativa, foi utilizado o instrumento da Estatística Descritiva para tratar os dados obtidos por meio da aplicação do questionário. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, na maioria dos casos, adotam procedimentos individuais na prevenção e no combate ao fenômeno da evasão, mas, geralmente, as iniciativas institucionais não são amplamente conhecidas pelos docentes. Conclui-se, portanto, que subsiste uma falta de integração entre as ações institucionais e as atuações dos professores para se que se tornem efetivas e possam combater este grave problema educacional.


THE STUDENT EVASION / ABANDONMENT PHENOMENON: a study carried out in two institutions of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT) of Minas Gerais

Palavras-chave em Inglês

Leaving of students

Professional education

School dropout

This thesis, centred on professional education within brazilian reality, has as object of study, the phenomenon of school dropout/leaving of students in the scope of the Federal Net of Professional, Scientific and Technological education. The subjects of this research were the teachers in the loci of investigation: the Federal Center of Technological Education–Minas Gerais and the Federal Institute of Minas Gerais– campus Ouro Preto. In the development of this research, we looked for the acknowledgment and analysis of the school dropout reasons in the institutions investigated, searching if the teachers of these institutions have been identifying, precociously, the student´s drop out, and if the professors have been accompanying pedagogically these students in a drop out situation. Initially a study was made about the brazilian Professional Education history and about the phenomenon of school dropout/leaving of the students, to understand the theoretical frameworks related to this theme. In relation to the methodology used, a qualitative investigation was made that dialogizes with the quantitative research related to the statistical data raised by the study inserted inside the Education Observatory Program. Therefore, the research can be characterized as a Quali/Quant investigation. The tools used in the qualitative investigation were the documental analysis and the semi structured interviews which results were interpreted by the content analysis. In the quantitative research, descriptive statistics tools were used to handle the data obtained by the questionnaire application. The results obtained demonstrate that the teachers, in most of the cases, use individual procedures in the prevention and struggle against the drop out phenomenon but in the main, the institutional initiatives are not widely known by them. It was concluded, therefore, that a lack of integration subsists among the institutional actions and the actions of the teachers to make these actions effective to solve this serious educational problem.


Parcial (somente resumo)

Aguarde...

Aguarde...