VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS, O QUE ELAS PENSAM SOBRE ISSO? Uma análise dos relatos de crianças em situação de pobreza em Belo Horizonte/MG e Fortaleza/CE.

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Autor(es)

Agueda Pacheco de Melo Barreto (Barreto, Agueda Pacheco de Melo) / aguedapacheco@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

Área de conhecimento

SOCIOLOGIA

CIDADES: CULTURA, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Orientador(es)

Maria Carolina Tomas

Banca Examinadora

Alessandra Sampaio Chacham ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Valéria Cristina de Oliveira ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS )

10/07/2020


VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS, O QUE ELAS PENSAM SOBRE ISSO? Uma análise dos relatos de crianças em situação de pobreza em Belo Horizonte/MG e Fortaleza/CE.

Palavras-chave em Português

Belo Horizonte

Fortaleza

Infância

Percepção infantil

Violência contra crianças

Esta dissertação investiga a percepção de crianças em situação de pobreza nas cidades de Belo Horizonte/MG e Fortaleza/CE sobre o fenômeno da violência. Analisa os contextos de violência pessoal (manifestada através do comportamento humano), violência estrutural (manifestada por desigualdades em estruturas socioeconômicas) e violência cultural (manifestada na esfera simbólica, como legitimação da violência) em relatos de crianças. A pergunta central é: o que crianças em situação de pobreza em Belo Horizonte/MG e Fortaleza/CE reconhecem como violência contra crianças? A metodologia utilizada foi de grupos focais, conduzidos nas duas cidades, com crianças de 10 a 12 anos de idade. A relevância desta investigação deve-se ao fato de ser necessário apreender a percepção de crianças sobre temas complexos como a violência, considerando-as seres ativos na construção social. Ainda, é necessário entender como o fenômeno da violência afeta suas vidas, de acordo com os diferentes contextos sociais em que vivem, considerando o nível de desigualdades existentes no Brasil e as consequências da injustiça social nas formas de se viver a infância. O estudo aponta o reconhecimento das crianças sobre situações de violência pessoal e identifica também que as crianças em situação de pobreza residentes em áreas de periferia de grandes metrópoles estão sujeitas a condições extremas de exposição à violência em seus entornos, o que é evidenciado em seus relatos de situações vivenciadas no cotidiano e que se configuram como questões relacionadas à violência estrutural e cultural.


VIOLENCE AGAINST CHILDREN, WHAT DO THEY THINK ABOUT IT? An analysis of the reports of children living in poverty in Belo Horizonte/MG and Fortaleza/CE.

Palavras-chave em Inglês

Belo Horizonte

Child perception

Childhood

Fortaleza

Violence against children

This master thesis investigates the perception of children in poverty situation about the phenomenon of violence. The research included children living in the cities of Belo Horizonte/MG and Fortaleza/CE (Brazil), and analyzes children's reports on personal violence (manifested through human behavior), structural violence (manifested by inequalities in socioeconomic structures) and cultural violence (manifested in the symbolic sphere, as legitimation of violence).. The central question is: what do children in poverty in Belo Horizonte/MG and Fortaleza/CE recognize as violence against children? I used focus groups, with children from 10 to 12 years old. The relevance of this investigation is due to the fact that it is necessary to better understand the perception of children about complex themes such as violence, considering them as active in social construction. Besides that, it is necessary to understand how violence affects their lives, especially considering the social differences in Brazil. . The study shows that children clearly recognize personal violence situations and also identifies that children in situations of poverty living in peripheral areas of large cities are subject to extreme exposure to violence in their surroundings. This is evidenced in their reports of situations experienced in daily life that are directly related to structural and cultural violence.


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