A FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA: um estudo de caso na PUC Minas Campus Betim

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Autor(es)

Rafael Rodrigues de Castro (Castro, Rafael Rodrigues de) / rafaelcastro19@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Administração

Área de conhecimento

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

Orientador(es)

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio

Banca Examinadora

Angelo Brigato Ésther ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA )

Carolina Machado Saraiva ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO )

Marcia Prezotti Palassi ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO )

30/06/2020


A FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA: um estudo de caso na PUC Minas Campus Betim

Palavras-chave em Português

Consciência política

Ensino em Administração

Paulo Freire

Pedagogia crítica

A presente dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi analisar como a formação em Administração influencia na construção da consciência política das(os) alunas(os) do Curso de Graduação em Administração da PUC Minas Campus Betim. Os eixos teóricos adotados foram a Pedagogia Crítica de Paulo Freire e o Modelo Analítico para o Estudo da Consciência Política (Sandoval & Silva, 2016). No que se refere ao percurso metodológico, este estudo baseou-se na metodologia qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Para aprofundamento das abordagens teóricas adotadas foi feita uma pesquisa bibliográfica. A coleta dos dados empíricos deu-se por meio de pesquisa documental sobre a trajetória do Curso de Graduação em Administração da PUC Minas Campus Betim, observação não participante em aulas, atividades pedagógicas, cursos e eventos acadêmicos, entrevistas não estruturadas com coordenador do curso e dois docentes, e entrevistas qualitativas com 13 estudantes. Esses dados foram analisados a partir dos referenciais teóricos, considerando o método dialético-dialógico freireano. Com base nos elementos do campo empírico verificou-se que a trajetória do Curso de Graduação em Administração da PUC Minas Campus Betim tem conexões com a história da Educação Superior brasileira, a história da PUC Minas, a história do Campus Betim, e a história do próprio Curso. Especificamente, a história do referido Curso é marcada por rupturas, reconhecimento institucional e indagações. Na análise da formação em Administração da PUC Minas Campus Betim, constatou-se que há pequenas faíscas relacionadas à característica Ensino. Todavia, existe um processo de reprodução na formação que tem gerado tanto a sobreposição do Ensino a Pesquisa e Extensão, quanto a dissociação do tripé (Ensino, Pesquisa e Extensão) que constitui a Universidade brasileira, refletindo na sedimentação de percepções das(os) alunas(os) sobre a formação. Ainda, no que tange a Extensão e os Espaços Formativos, os resultados revelaram a configuração da consciência política das(os) estudantes no tocante a desmobilização delas(es), visto que, identificou-se: 10 estudantes que nunca participaram; dois estudantes que participaram no passado; um estudante que participa. Por fim, na análise da consciência política em relação à participação cidadã nos lugares públicos participativos, notou-se uma inconsistência, pois: seis estudantes que nunca participaram; dois estudantes que participaram no passado; quatro estudantes que participam esporadicamente; um estudante que participa. Dessa feita, evidenciou-se a operacionalização de um processo de semiconscientização por parte da formação em Administração da PUC Minas Campus Betim, pois há alunas(os) no nível: a) da consciência intransitiva; b) na passagem da consciência intransitiva para consciência transitiva ingênua ou fanática; c) da consciência transitiva ingênua; d) na passagem da consciência transitiva ingênua para consciência crítica. Nesse sentido, embora essa formação não propicie o processo de conscientização conforme a Pedagogia Crítica de Paulo Freire, a atual proposta de educação do Curso de Graduação em Administração da PUC Minas Campus Betim retrata seus desdobramentos, visto que, assumir uma proposta de formação implica numa assunção ético-política.


TRAINING IN ADMINISTRATION AND THE CONSTRUCTION OF POLITICAL AWARENESS: a case study at PUC Minas Campus Betim

Palavras-chave em Inglês

Critical pedagogy

Paulo Freire

Political awareness

Teaching in Administration

The present dissertation presents a study whose objective was to analyze how the formation in Administration influences in the construction of the political conscience of the students of the Undergraduate Course in Administration of PUC Minas Campus Betim. The theoretical axes adopted were Paulo Freire’s Critical Pedagogy and the Analytical Model for the Study of Political Consciousness (Sandoval & Silva, 2016). With regard to the methodological path, this study was based on the qualitative methodology, having the case study as a research strategy. In order to deepen the theoretical approaches adopted, a bibliographical research was carried out. Empirical data were collected through documentary research on the trajectory of the Undergraduate Course in Administration at PUC Minas Campus Betim, non-participant observation in classes, educational activities, courses and academic events, unstructured interviews with the course coordinator and two teachers, and qualitative interviews with 13 students. These data were analyzed from the theoretical frameworks, considering the freirean dialectical-dialogical method. Based on the elements of the empirical field, it was found that the trajectory of the Graduate Course in Administration at PUC Minas Campus Betim has connections with the history of Brazilian Higher Education, the history of PUC Minas, the history of Campus Betim, and the history of Course itself. Specifically, the history of that Course is marked by ruptures, institutional recognition and questions. In the analysis of the training in Administration at PUC Minas Campus Betim, it was found that there are small sparks related to the Teaching characteristic. However, there is a reproduction process in training that has generated both the overlap between Teaching, Research and Extension, and the dissociation of the tripod (Teaching, Research and Extension) that constitutes the Brazilian University, reflecting on the sedimentation of the students’ perceptions about training. Still, with regard to Extension and Training Spaces, the results revealed the configuration of the students’ political conscience with regard to their demobilization, since it was identified: 10 students who never participated; two students who participated in the past; a student who participates. Finally, in the analysis of political awareness regarding citizen participation in public participatory places, an inconsistency was noted, since: six students who never participated; two students who participated in the past; four students who participate sporadically; a student who participates. This time, the semiconsciousness process became operational by the PUC Minas Campus Betim Administration training, as there are students at the level: a) intransitive awareness; b) the transition from intransitive consciousness to naive or fanatic transitive consciousness; c) naive transitive consciousness; d) the transition from naive transitive consciousness to critical consciousness. In this sense, although this training does not foster the awareness process according to Paulo Freire’s Critical Pedagogy, the current education proposal of the Undergraduate Administration Course at PUC Minas Campus Betim portrays its unfolding, since, assuming a training proposal implies an ethical-political assumption.


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