Mística e estados não ordinários de consciência: um estudo comparado entre o samādhi hindu e o samā’ sufi
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Autor(es)
Ana Carolina Kerr Neppel Hot (Hot, Ana Carolina Kerr Neppel) / anacarolinakerr@yahoo.com.br
Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião
Área de conhecimento
TEOLOGIA
RELIGIAO E CULTURA
Orientador(es)
Carlos Frederico Barboza de Souza
Banca Examinadora
Roberlei Panasiewicz ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )
Mario Guimarães Werneck Filho ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA )
30/03/2020
Mística e estados não ordinários de consciência: um estudo comparado entre o samādhi hindu e o samā’ sufi
Palavras-chave em Português
Consciência
Mística
Samā’
Samādhi
Sufismo
Yoga
Esta dissertação tem como principal objetivo compreender as semelhanças e diferenças entre os estados não ordinários de consciência nos momentos místicos de samādhi e na prática do samā’. Entende-se essas condições não ordinárias de consciência como um nível mental elevado, que transcende o campo usual em que os processos mentais se manifestam. Essas circunstâncias podem ser evidenciadas nas práticas religiosas que almejam a unidade com O Sagrado. O samādhi é uma condição de supraconsciência onde podemos notar esses fenômenos inseridos no Hinduísmo, e que foram analisados precisamente na tradição de Rāja Yoga e Bhakti Yoga. Já o samā’, é uma dança originária da ordem sufi Mevlevi, que se situa na tradição religiosa do Islã. Ambas as religiões citadas são ainda pouco estudadas e compreendidas em nossa cultura. Compreende-se por intermédio de estudos bibliográficos, tanto dos livros sagrados, quanto estudos científicos, poemas e relatos vividos em primeira pessoa desses estados, que foi possível analisar tanto semelhanças quanto diferenças entre elas. O método fenomenológico foi o paradigma sob o qual compreendemos ser possível abordar esses objetos de estudo, e as teorias da Filosofia da Mente acerca do tema da consciência e dos qualia foram utilizadas para embasar conceitualmente o estudo comparado de ambos fenômenos místicos. O primeiro capítulo aborda a tradição do Hinduísmo, e as tradições de Rāja Yoga e Bhakti Yoga com foco no samādhi. O Islã é o tema do segundo capítulo, onde destaca-se o Sufismo da Ordem Mevlevi, especialmente a prática do samā’. No terceiro capítulo trabalha-se a metodologia fenomenológica, é exposta a questão da consciência através de algumas teorias da Filosofia da Mente, e posteriormente, é desenvolvido o estudo comparativo propriamente dito. Os resultados obtidos no campo das diferenças são que enquanto samādhi constitui-se de uma condição atingida na mente do praticante, que vivencia a mística em sua plena aparição, o samā’ não se constitui de um estágio propriamente dito, mas sim de uma prática da dança, inserida num contexto ritualístico que permitiria ao fiel uma via para se encontrar com Deus através da purificação do coração, e então teríamos a experiência direta com Allāh. A principal aproximação está na intenção da prática da mística, de união com o Sagrado e nas vias para alcançá-la, através de uma disciplina ou esforço mental. Há em samādhi a presença de estado não ordinário de consciência assim como há em samā‘.
Mystical and non-ordinary states of consciousness: a comparative study between Hindu samādhi and Sufi samā‘
Palavras-chave em Inglês
Consciousness
Mystique
Samā’
Samādhi
Sufism
Yoga
This dissertation aims to understand the similarities and differences between the non-ordinary consciousness states in the mystics moments of samādhi and in the practice of samā’. These non- ordinary conditions of consciousness are understood as a high mental level, which transcends the usual field in which mental processes are manifested. These circumstances can be seen in religious practices that aim for unity with the Sacred. The samādhi is a condition of supraconsciousness where we can notice these phenomena inserted in Hinduism, and which were analyzed precisely in the tradition of Rāja Yoga and Bhakti Yoga. The samā' is an original dance Sufi order Mevlevi, which lies in the religious tradition of Islam. Both religions cited are still poorly studied and understood in our culture. It is understood through bibliographic studies, both from sacred books , as well as from scientific studies, poems and first-person reports from these states, that it was possible to analyze both similarities and differences between them. The phenomenological method was the paradigm under which we understand that it is possible to approach these objects of study, and the Philosophy of Mind theories about the theme of consciousness and qualia are used to conceptually base the comparative study of both mystical phenomena. The first chapter concerns the tradition of Hinduism, and the traditions of Rāja Yoga and Bhakti Yoga with a focus on samādhi. Islam is the theme of the second chapter, where Sufism of the Mevlevi Order stands out, especially the practice of samā'. In the third chapter the phenomenological methodology is portrayed, the question of consciousness is exposed through some theories of Philosophy of Mind, and later the comparative study itself is developed. The results on the differences are that, while samādhi it is a hit condition in the mind of the practitioner, who experiences the mystical in its full appearance, samā' is not a proper stage, but of a dance practice, inserted in a ritualistic context that would allow the faithful a way to find God through the purification of the heart, and then we would have the direct experience with Allāh. The main approach is in the intention of the practice of mysticism, of the union with the Sacred and in the ways to reach it, through a discipline or mental effort. We have in samādhi the presence of a non-ordinary state of consciousness just as we have in samā’.
Parcial (somente resumo)