EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO ESCOLAR: a construção de estratégias para uma aprendizagem de alunos com deficiência visual do CEEEC

Dissertação de Mestrado Profissional

Autor(es)

Marialva Fagundes Cotrim Stefanelli (Stefanelli, Marialva Fagundes Cotrim)

Programa de Pós-graduação em Ensino

Área de conhecimento

ENSINO

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Orientador(es)

Eliane Scheid Gazire

Coorientador(es)

Amauri Carlos Ferreira

Banca Examinadora

Adriana Gomes Dickman ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Margareth Diniz ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO )

25/03/2020


EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO ESCOLAR: a construção de estratégias para uma aprendizagem de alunos com deficiência visual do CEEEC

Palavras-chave em Português

Educação inclusiva, Deficiente visual, Ensino de Matemática

O tema desta pesquisa versa sobre a inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemática. O objetivo é analisar e compreender o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos fundamentais para os alunos com cegueira ou baixa visão do Centro Estadual de Educação Especial de Caetité (CEEEC). Esse é um tema importante de ser desenvolvido, pois, em se tratando de alunos incluídos, conhecer as práticas pedagógicas de Matemática do CEEEC e sua relação com a educação inclusiva para o sucesso do processo de ensino torna-se fundamental. Para a realização deste estudo, a metodologia de pesquisa adotada utilizada foi a História Oral em observação participativa que contou com o envolvimento de alunos cegos e de baixa visão que frequentam o CEEEC. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para conhecer a história de vida dos alunos, a trajetória escolar e os desafios da sua inclusão. Também foi realizada uma pesquisa documental e de referências para a fundamentação dos conceitos de Educação Inclusiva, deficiência visual, desenvolvimento cognitivo e os recursos didáticos para o ensino da Matemática. Após a coleta, análise e compilação dos dados levantados em campo, os resultados alcançados permitiram evidenciar a utilização de diversos jogos durante o ensino da Matemática, entre eles, jogos didáticos pedagógicos variados e materiais adaptados diversificados para diferentes conteúdos. Entretanto, por não ter a formação específica em Matemática, a professora do CEEEC sentiu dificuldades em alguns conteúdos, resultando em prejuízos aos alunos incluídos, no que diz respeito ao processo de aprendizagem. A partir disso, como proposta, foi elaborada uma sequência didática, planejada sob a perspectiva do aluno cego e sua vivência, construindo ações e atividades lúdicas relacionadas à disciplina. Concluiu-se que a adoção de métodos eficazes no ensino dos cegos e daqueles que possuem baixa acuidade visual é fundamental para o adequado processo de aprendizagem do aluno incluído, por permitir a ele aprender por meio de elemento concreto e palpável constituindo-se em ponto de apoio para as abstrações.


MATHEMATICAL EDUCATION AND SCHOOL INCLUSION: building strategies for the learning of students with visual impairment at CEEEC.

Palavras-chave em Inglês

Including education, Visually impaired, Mathematics education

The theme of this research deals with the inclusion of blind students in mathematics classes with the objective of analyzing and understanding the teaching and learning process of fundamental mathematical concepts for visually impaired students of Centro Estadual de Educação Especial de Caetité (CEEEC). It is an important theme to be developed, because, in the case of included students, knowing the pedagogical practices of Mathematics of the CEEEC and their relationship with inclusive education is essential for the success of the teaching process. For this study, the research methodology adopted was oral history in participant observation with the involvement of blind students and low vision who attend the CEEEC. Semi-structured interviews were conducted to know the student's life history, school trajectory and the challenges of inclusion. A bibliographic and documentary research was also carried out to support the concepts of Inclusive Education, visual impairment, cognitive development and didactic resources for the teaching of Mathematics. After the collection, analysis and compilation of the data, the results achieved allowed evidence of the use of several games during the teaching of Mathematics, among them, varied pedagogical games and materials adapted diversified to different contents. However, due to lack of specific training in mathematics, the CEEEC's teacher showed difficulties in some contents, resulting in losses to students, during the learning process. As a proposal, a didactic sequence was elaborated, planned from the perspective of blinding student and his/her experience, building playful actions and activities. The adoption of effective methods for teaching the visually impaired is fundamental to the appropriate learning process of the included student, because it allows him/her to learn through concrete and palpable element, being the support for abstractions.


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