JOSÉ SARAMAGO, LEITOR DOS HISTORIADORES: tensões entre a literatura, a epistemologia histórica e o pós-modernismo em História do cerco de Lisboa
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Autor(es)
Mateus Roque da Silva (Silva, Mateus Roque da) / mateusroques@yahoo.com
Programa de Pós-graduação em Letras
Área de conhecimento
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador(es)
Vera Lopes da Silva
Banca Examinadora
Ivete Lara Camargos Walty ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )
Daniel Vecchio Alves ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO )
28/03/2022
JOSÉ SARAMAGO, LEITOR DOS HISTORIADORES: tensões entre a literatura, a epistemologia histórica e o pós-modernismo em História do cerco de Lisboa
Palavras-chave em Português
Escrita da história
História do cerco de Lisboa
História e literatura
José Saramago
Pós-modernismo
A presente dissertação dedica-se à investigação, compreensão e análise dos diálogos, em seu aspecto teórico-metodológico, que José Saramago, um declarado marxista, estabeleceu com os historiadores de seu tempo, delimitados aqui entre os anos de 1970 e 1980, ao produzir o romance História do cerco de Lisboa, originalmente publicado em 1989. Esse período, na dissonante percepção de alguns teóricos (HUTCHEON, 1991; EAGLETON, 1998; HARVEY, 2016), pode ser categorizado como pós-moderno, época em que se observa a fragmentação dos sujeitos e o descredito nas metanarrativas modernas – religiosa, política, histórica, estética, etc. (LYOTARD, 2020). Nessa mesma direção, certos críticos de José Saramago (ARNAUT, 2002; REIS, 2004; REDU, 2015) encaminham-no ao diálogo com esses pressupostos filosófico-poéticos, ao passo que, para outros (PETROV, 2014; PAPKE, 2021; SILVA, 2022), sua postura é marcadamente marxista, centrada no materialismo histórico-dialético e na perspectiva de História total. Diante dessa contenda, o presente estudo se prestará a apresentar e analisar o paradigma pós-moderno, contrastando-o, no primeiro capítulo, aos postulados favoráveis e desfavoráveis à filiação do autor português ao paradigma em questão. A partir das considerações de Petar Petrov (2014) e Vera Silva (2022), encaminharemos nossa argumentação, no segundo capítulo, para a leitura de José Saramago como leitor de Karl Marx (2011) e dos Annales, sobretudo em relação às produções de Georges Duby (1988). Nessa senda, concentraremos nossa análise na concepção de História total, central ao pensamento do filósofo alemão e seus leitores franceses, averiguando como esta se materializa esteticamente na produção poética saramaguiana de cunho histórico, especialmente em História do cerco de Lisboa. Posto isso, no terceiro capítulo, adentraremos efetivamente ao romance, evidenciando como o protagonista Raimundo Silva, revisor que torna-se, ao longo da narrativa, autor de um segundo “História do cerco de Lisboa”, mostra-se, em uma espécie de espelhamento de seu criador, produtor de uma narrativa que, a partir de uma percepção que se aproxima do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), atenta-se às lacunas e detalhes faltantes do discurso histórico oficial, buscando alcançar, assim, uma totalidade histórica, como quer Marx (2011), anteriormente alijada da referida vertente historiográfica.
JOSÉ SARAMAGO, THE READER OF HISTORIANS: tensions between literature, historical epistemology and postmodernism in "The history of the siege of Lisbon"
Palavras-chave em Inglês
History and Literature
History of the siege of Lisbon
History writing
Jose Saramago
Postmodernism
The present dissertation is dedicated to the investigation, understanding and analysis of the dialogues, in their theoretical-methodological aspect, that José Saramago, a declared Marxist, established with the historians of his time, delimited here between the years of 1970 and 1980, when producing the novel The History of the Siege of Lisbon, originally published in 1989. This period, in the dissonant perception of some theorists (HUTCHEON, 1991; EAGLETON, 1998; HARVEY, 2016), can be categorized as postmodern, a period in which the fragmentation of subjects and discredit in modern metanarratives – religious, political, historical, aesthetic, etc. (LYOTARD, 2020). In the same direction, certain critics of José Saramago (ARNAUT, 2002; REIS, 2004; REDU, 2015) lead him to dialogue with these philosophical-poetic assumptions, while for others (PETROV, 2014; PAPKE, 2021; SILVA, 2022), his stance is markedly Marxist, centered on historical-dialectical materialism and on the perspective of total History. Faced with this dispute, the present study will present and analyze the postmodern paradigm, contrasting it, in the first chapter, with the postulates favorable and unfavorable to the affiliation of the Portuguese author to the paradigm in question. From the considerations of Petar Petrov (2014) and Vera Silva (2022), we will direct our argument, in the second chapter, to the reading of José Saramago as a reader Karl Marx (2011) and the Annales, especially in relation to the productions of Georges Duby (1988). In this way, we will focus our analysis on the conception of total History, central to the thought of the German philosopher and his French readers, verifying how it is aesthetically materialized in Saramago's poetic production of a historical nature, especially in The History of the Siege of Lisbon. That said, in the third chapter, we will effectively enter the novel, showing how the protagonist Raimundo Silva, a reviewer who becomes, throughout the narrative, the author of a second "History of the siege of Lisbon", shows himself, somewhat mirroring its creator, producer of a narrative that, from a perception that approaches the Evidential Paradigm of Carlo Ginzburg (1989), pays attention to the gaps and missing details of the official historical discourse, seeking to achieve, thus, a historical totality, as Marx (2011) wants, previously excluded from the aforementioned historiographical aspect.
Texto Completo