A recepção tefepista do Concílio Vaticano II (1959-1988)
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Autor(es)
Victor Almeida Gama (Gama, Victor Almeida) / victoralmeidagama@hotmail.com
Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião
Área de conhecimento
TEOLOGIA
RELIGIAO E CULTURA
Orientador(es)
Rodrigo Coppe Caldeira
Banca Examinadora
Paulo Agostinho Nogueira Baptista ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )
Gizele Zanotto ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA )
18/02/2020
A recepção tefepista do Concílio Vaticano II (1959-1988)
Palavras-chave em Português
História das teologias e religiões. TFP. Plinio Corrêa de Oliveira. Concílio Vaticano II. Recepção conciliar. Catolicismo
Este trabalho objetiva apresentar e analisar a recepção do Concílio Vaticano II (1962-1965) pela Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade – TFP, na pessoa de seu fundador e líder, Plinio Corrêa de Oliveira. São examinadas as expectativas, atuações e conformação da vida religiosa da entidade em relação ao que o Concílio representou para a vida do catolicismo contemporâneo a partir de documentação que se compõe de relatos de membros do movimento, produção bibliográfica da entidade e de terceiros sobre ela mesma, bem como conferências do fundador e líder da TFP, Plinio Corrêa de Oliveira, buscando identificar as ambivalências presentes no processo de recepção do Concílio Vaticano II pela organização. Com um forte apelo a conservar as tradições, a TFP aparece como o grande vetor do pensamento antimoderno no Brasil do século XX ao se colocar como uma frente de resistência ao mundo moderno, de modo especial nas suas relações com a Igreja Católica.
The tefepist reception os the Second Vatican Concil (1959-1988)
Palavras-chave em Inglês
History of theologies and religions. TFP. Plinio Corrêa de Oliveira. Vatican Council II. Council reception. Brazilian Catholicism.
This paper aims to present and analyze the reception of the Second Vatican Council (1962-1965) by the Brazilian Society for the Defense of Tradition, Family and Property - TFP, in the person of its founder and leader, Plinio Corrêa de Oliveira. The expectations, actions and conformation of the religious life of the entity are examined with regard to what the Council represented for the life of contemporary Catholicism from documentation that consists of reports of members of the movement, bibliographic production of the entity and others about itself, as well as conferences by TFP founder and leader Plinio Corrêa de Oliveira, seeking to identify the ambivalences present in the process of reception of the Second Vatican Council by the organization. With a strong appeal to preserve traditions, the TFP appears as the great vector of anti-modern thought in twentieth-century Brazil as it stands as a front of resistance to the modern world, especially in its relations with the Catholic Church
Parcial (somente resumo)