Experimentos do Circo da Física: o ensino de Física na perspectiva de seus mediadores

Dissertação de Mestrado Profissional

Autor(es)

Patrick de Almeida Pinto (Pinto, Patrick de Almeida) / patrick1984@gmail.com

Programa de Pós-graduação em Ensino

Área de conhecimento

ENSINO

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Orientador(es)

Lev Vertchenko

Banca Examinadora

Maria Inês Martins ( PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS )

Silvania Sousa do Nascimento ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS )

26/09/2019


Experimentos do Circo da Física: o ensino de Física na perspectiva de seus mediadores

Palavras-chave em Português

Circo da Física

Ensino de Física

Espaços não formais

Experimentos

Esse trabalho tem o objetivo de investigar a promoção da aprendizagem de conceitos físicos através de experimentos interativos realizados pelo Projeto Circo da Física, na perspectiva de seus mediadores que promovem apresentações itinerantes em escolas. Observou-se como os experimentos e a atuação dos mediadores contribuem na aprendizagem de Física para alunos do Ensino Médio. Aspectos colaborativos à aprendizagem dos alunos como aplicação no cotidiano, motivação e conexão entre teoria e prática, foram levantados na análise das atividades práticas do Circo da Física. Baseado na teoria de aprendizagem sociointeracionista, de Vygotski, o trabalho procurou entender a forma como se aprende Física em interação com experimentos e vinculados à atuação de um mediador. O trabalho do mediador foi relacionado às ideias sobre o profissional reflexivo, propostas pelo filósofo Donald Schön. Para a coleta de dados, uma pesquisa de opinião foi aplicada aos alunos que assistiram uma apresentação do Projeto Circo da Física. Aos mediadores, foi aplicado um questionário aberto sobre o ensino de Física vinculado a experimentos. O produto educacional desenvolvido é um guia ao professor contendo estratégias didáticas para se abordar os experimentos do Circo da Física em sala de aula. Como exemplo de sua aplicabilidade, o guia contém essa metodologia aplicada a três experimentos do acervo do projeto: Laser falante, Martelo de Thor e Braquistócrona. Pode-se inferir que os mediadores percebem um intenso envolvimento dos alunos quando a Física é explicada por meio de experimentos como os propostos pelo Circo da Física.


Experiments of Circo da Física Project: the physics teaching into mediator perspective

Palavras-chave em Inglês

Circo da Física Project

Experiments

Non-formal spaces

Physics teaching

This academic work aims on investigating the promotion of Physics concepts learning through experiments carried out by Circo da Física Project, from mediator perspective which organizes itinerant presentations in schools through interactive experiments. What was observed was how the experiments and the performance of mediators were contributing to Physics learning for students at High School. Collaborative aspects to students learning, such as daily application, motivation and connection between theory and practice, were raised in the analysis of the practical activities of Circo da Física Project. Based on Vygotsky's theory of sociointeractionist learning, the work sought to understand the way through which Physics is learned in interaction with experiments and linked to the performance of a mediator. The mediator job was related to the idea of reflective professional, proposed by philosopher Donald Schön. For data collection, an opinion poll was applied to students who attended a performance of Circo da Física Project. An open questionnaire on the teaching of Physics linked to experiments was applied to the mediators. The educational product that was developed is a guide to the teacher containing didactic strategies to approach the experiments of the Circo da Física Project in the classroom. As an example of its applicability, the guide contains this methodology applied to three experiments of the Project collection: Talking Laser, Thor’s Hammer and Brachistochrone Test. It can be inferred that the mediators perceive an intense involvement of students when Physics is explained through experiments such as the ones Circo da Física Project proposes.


Texto Completo

Aguarde...

Aguarde...